Após uma palestra realizada pelo Verdeluz sobre Mobilidade urbana e Educação Ambiental, em uma escola pública de Fortaleza, uma aluna nos procurou com a proposta de fazer uma horta coletiva na escola. Assim surgiu o Grupo de Divulgação e Práticas em Agroecologia, no início de 2017. No início procurávamos recuperar a horta da Escola Estadual Maria Conceição Porfírio Teles, com atividades semanais no espaço onde seria a horta, envolvendo alunos da escola e voluntários do Verdeluz.

Sabemos que a horta é um importante espaço com diversas possibilidades de uso educacional dentro da escola, seja como espaço didático, de convivência ou de experimentação. Colocando os alunos em situações de cuidado, paciência, trabalho em grupo, planejamento, construção, dúvidas, observações, hipotetização, gerando um ambiente muito rico tanto para desenvolver questões artísticas, humanas e naturais.

Hoje, visamos desenvolver outras práticas na temática da Agroecologia e Educação sustentável, alinhando qualidade de vida, biodiversidade e vegetação, e soberania alimentar à rotina do público atingido. Como projeto novo, os planejamentos ainda estão em andamento, buscando nos próximos anos prática que possam sair da Escola que nos deu berço.

 

Veja nossa galeria de fotos!